Análise revela detalhes do duelo entre Lula e Bolsonaro nas redes sociais.
Política
Bolsonaro mantém relevância online, enquanto Lula tem dificuldade em movimentar a Web. Uma análise dos dados do sistema de escuta social mostra como se conectam com o público.
Nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se campos de batalha onde ideias, opiniões e estratégias sobretudo políticas são amplamente debatidas e disseminadas. Uma análise minuciosa das atividades online de Lula e Bolsonaro, conduzida pelo sistema PopVox no ano de 2023, revela nuances intrigantes sobre como esses líderes políticos estão se posicionando, interagindo e mobilizando o público digital.
A pesquisa foi realizada avaliando citações, postagens e comentários feitos não apenas nas plataformas tradicionais como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, mas também em comentários em postagens de matérias jornalísticas e fóruns da internet
Quem teve mais presença online?
Apesar do teor negativo das citações, Bolsonaro movimentou e engajou mais nas redes sociais, com um volume quase 15 vezes maior que o de Lula. Em 2023 cerca de 32,7 milhões de publicações falaram sobre Jair Bolsonaro, enquanto Lula foi citado em 2,2 milhões de postagens.


Junto com o grande número de postagens, o Sistema PopVox conseguiu averiguar o alcance estimado de cada um dos políticos. Em 2023, a soma de notícias e postagens digitais sobre Jair Bolsonaro alcançaram cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo, enquanto Lula atingiu aproximadamente 380 milhões de contas, quase 10 vezes menor que seu principal rival.
Os sentimentos da web sobre Lula e Bolsonaro
Quanto ao recebimento de citações positivas, segundo o relatório PopVox, Lula sai na frente nesse quesito, com uma taxa de sentimentos positivos de 46%, em comparação com os 8,1% registrados por Bolsonaro.
Vários fatores podem ter contribuído para esse indicador. Por exemplo, as investigações contra Bolsonaro no caso das Jóias e o início das investigações sobre os Atos Golpistas do dia 08 de Janeiro de 2023. Enquanto isso, para Lula, parece haver uma espécie de "lua de mel" da mídia com o Presidente em seu primeiro ano do terceiro mandato.
Quem é mais forte no Twitter (Atual X)?
Bolsonaro reina absoluto no Twitter (Atual X), a rede de Elon Musk, conhecida por proporcionar discussões, embates e debates mais acalorados é responsável por quase 90% de todo o alcance do Ex-presidente. Lula, por sua vez, tem suas citações muito bem distribuídas entre o Twitter, Instagram e Blogs de notícias. A força de Bolsonaro no Twitter é notável e deixa evidente que ainda existe uma grande bolha de apoiadores fieis, que conseguem não apenas blindar a imagem de Jair Bolsonaro na rede, mas que possuem articulação exemplar ao engajar e compartilhar suas defesas ao ex-presidente.
Além disso, no Twitter, foi possível observar mais de 7 milhões de postagens comparando os rivais Lula e Bolsonaro, desde seus respectivos governos até aspectos éticos e morais, onde Bolsonaro ganhou o duelo comparativo no Twitter, com 55% de sentimentos positivos. Esses dados refletem não apenas a força do ex-presidente nas redes sociais, mas também a polarização política que permeia o cenário digital brasileiro.
Receba nosso boletim informativo
Posts relacionados

Monitoramento da opinião pública: Como políticos podem usar dados para construir uma imagem positiva
